quinta-feira, 23 de abril de 2009

Revista Bodisatva n. 17: budismo no Brasil

Editorial | por Lama Padma Samten

A revista Bodisatva está com uma nova diagramação. A mudança vem como resultado das diretrizes surgidas durante o encontro geral de facilitadores do Darma do CEBB, que ocorreu em maio de 2008. Esperamos que não apenas os praticantes, mas também os amigos dos praticantes, os curiosos com respeito ao budismo encontrem ressonância nos textos, nas fotos, no conteúdo.

A apresentação dos 12 elos da origem dependente que foi iniciada nas edições anteriores chega agora ao tema de spasha, contato. Trata-se da descrição de como a mente convencional se vincula e fica aprisionada ou não ao mundo sensorial.

O texto "A Sabedoria Budista nas Organizações" é um exercício de como as cinco sabedorias correspondentes aos Diani Budas podem se refletir em uma melhoria direta da prática profissional e da vida das pessoas em suas atividades nas pequenas e grandes empresas e organizações em geral. É a sabedoria dos Budas iluminando as atividades no mundo em uma das áreas aparentemente mais difíceis.

A visita do Khenpo Karthar Rinpoche ao Brasil foi muito rara e preciosa. Ele é um grande mestre de formação tradicional e esteve entre nós no momento histórico da fundação da KTC no Rio de Janeiro, quando da visita de Sua Eminência Jamgon Kongtrul Rinpoche III, no final dos anos 80. Trata-se do descortinar da visão de um mestre de grande sabedoria sobre a penetração do Darma no Ocidente e o futuro do povo tibetano.

O tema de capa da revista é um estudo histórico e abrangente, com muitas fotos, sobre o desenvolvimento do budismo no Brasil. Começa com a chegada dos imigrantes japoneses em 1908 e encerra com a consagração do templo de Guru Rinpoche no Chagdud Gonpa Khadro Ling, em Três Coroas, RS, dezembro passado. É um material de referência que aponta o momento atual como uma nova fase do budismo em sua manifestação no Brasil.

A tragédia tibetana subseqüente à invasão e anexação do Tibete pela China e a repercussão dessas ações na perspectiva das leis internacionais e da Organização das Nações Unidas é tratada pela jurista Cerys Tramontini. Em 2009 completa-se 50 anos desse sofrimento cujas causas políticas, econômicas e humanas da perpetuação são também abordadas, assim como possíveis encaminhamentos.

A seção "Aliás" trata de coisas variadas. É novidade na revista, assim como a seção Janela, que procura estabelecer uma comunicação de duas vias com o leitor. Mande suas contribuições!

"Darma com Pipoca" é uma atividade de vários dos CEBBs. Filmes de diferentes temas são apresentados e discutidos sobre o ponto de vista dos ensinamentos do Buda para a vida cotidiana. Aqui é uma seção de análise de filmes, focando nesta edição a série de televisão Lost e suas conexões profundas com os ensinamentos.

Um fragmento do Surangama Sutra enriquece os leitores com o ensinamento raro e precioso do Buda Sakiamuni sobre o reconhecimento da natureza primordial da mente através da audição dos sons.

Tenham todos uma boa leitura!