sexta-feira, 10 de setembro de 2010

reiki numa escola do norte

um exemplo, não muito divulgado.

Anastácia Escola Reiki Essencial Importante:
O Reiki que está a funcionar na Escola E.B. 2,3 do Marco de Canaveses, não teve a aprovação da DREN. A DREN deixou a aprovação, ou não, a cargo do Director do Agrupamento. A professora Teresa Silva na qualidade de Directora Adjunta, elaborou um documento que apresentou em Conselho Pedagógico. Este inicialmente muito céptico e após muito questionar, aceitou a proposta apenas a titulo experimental. Durante o mês de Agosto após uma reunião com o Director, foi dado a autorização para a continuação desta terapia na Escola. O Director como é uma pessoa receptiva à inovação e a novas experiências, concordou e aceitou dar continuidade ao projecto. Este sim é o principal responsável pelo seu funcionamento nesta Escola. Aqui fica rectificada a informação anterior que foi divulgada.


Saudações Reikianas
Sérgio Silveira
www.apre.pt

Deixamos aqui uma entrevista pessoal realizada no dia 05 de Setembro de 2010 com a Delfina Reis, associada APRE-00045-PT uma das responsáveis pela introdução do Reiki Essencial na Escola EB-2.3 de Marco de Canaveses.


APRE - Ter Reiki nas escolas… Que futuro se espera?
Delfina Reis - Ter uma escola com crianças e adolescentes mais equilibrados. O Reiki traz benefícios nos estudos: fortalece a memória, diminui o stress, aumenta a capacidade de raciocínio e da memória, reduz a agressividade, aumenta a auto-estima. Favorece uma boa relação com a família, professores, funcionários e colegas.

APRE - Fale-me neste novo projecto para a Escola?
Delfina Reis - Este projecto é vocacionado essencialmente para os alunos com dificuldades de aprendizagem e disciplinares. O processo inicia-se som a sinalização do Director de Turma, o acompanhamento psicológico (SPO) e o terapeuta reikiano, que neste momento é assegurado essencialmente por mim e por duas colegas a exercer funções na escola com formação própria. É, portanto, um trabalho em conjunto que têm por objectivo combater o insucesso escolar e contribuir para uma melhor formação dos nossos jovens-adolescentes.

APRE - Fale-me um pouco de si e como chegou ao Reiki?
Delfina Reis - Sou professora de Educação Física, do 2º ciclo, na Escola EB 2,3 de Marco de Canaveses há 34 anos. Fui sempre uma pessoa com uma vida muito sofrida… Por consequência, sofri de doença depressiva que me deixou dependente de medicação para o meu equilíbrio. Depois de três anos de acompanhamento com um psicólogo, apareceu o Reiki na minha vida. O meu psicólogo foi das primeiras pessoas a dar-me força para frequentar os tratamentos de Reiki. Fui por curiosidade... e ainda bem, hoje sou Mestre e com a minha vida completamente virada para melhor, já não sou dependente de medicação e muito mais feliz e realizada.

APRE - Que futuro ambiciona com este projecto?
Delfina Reis -Ter uma escola com mais qualidade e equilibrada e que este projecto se alargue a outras escolas, isto é, que as outras escolas tenham a mesma iniciativa.

APRE - Que apoios teve para este projecto? E quem são as entidades envolvidas?
Delfina Reis - Este projecto teve desde início a aprovação do Director da Escola, do próprio Conselho Pedagógico e, recentemente, da DREN. Conta também com o apoio da APRE - Associação Portuguesa de Reiki Essencial.

APRE - A quem se destina a aplicação do Reiki nas Escola?
Delfina Reis - Essencialmente a Alunos, professores e funcionários.

APRE - Como têm sido a recepção dos alunos, pais e professores ao Reiki?
Delfina Reis - A melhor... Todos, os alunos, professores e funcionários manifestaram satisfação perante os resultados obtidos.

APRE - O que é que o Reiki mudou na sua vida desde que foi iniciada?
Delfina Reis - Tudo... A minha vida passou a ser mais equilibrada, passei a perceber as coisas de uma outra forma, a ter outras leituras, a sentir que posso partilhar o meu bem-estar com os outros e desta forma poder contribuir para um mundo melhor.

APRE - Foi nomeada recentemente responsável pelo Marco de Canaveses pela APRE como os conheceu?
Delfina Reis - Na Anastácia, Escola de Reiki na Maia, onde o Dr. Sérgio Silveira e Dra. Conceição foram meus Mestres.