lacoste

lacoste

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Todas as Manhãs do Mundo_filme

morreu aos 67 anos Alain Corneau, o cineasta de "tous les matins du monde" um filme sublime sobre musica. Um filme de inverno chuvoso.


Eu vi este excelente filme em 1991 em Bruxelas. O tema simplificando é sobre a relação de  professor \ aluno que leva à sabedoria, e aquela frase do filme que não se esquece:
      "Todas as manhãs do mundo são sem retorno’.

 
 

domingo, 29 de agosto de 2010

Luzes à beira Tejo

1. A má noticia:  protesto energicamente que uma exposição dita sobre o povo acabe numa loja de conveniência, onde eu podia comprar vários produtos não portugueses. Será que quem organizou a exposição gosta de Portugal, parafraseando um pouco o realizador Tiago Pereira quando ele faz a mesma pergunta sobre musica popular?  Dispenso moinhos de vento.

2. a boa noticia é que a exposição acaba dia 14 Setembro, e temos o belo rio Tejo e a LUZ que Eu sei que deixas-te acesa para eu encontrar o caminho de volta. obrigado.

  foto: Museu de Electricidade

#

sábado, 28 de agosto de 2010

vieira da silva_imagem


VIEIRA DA SILVA, MARIA HELENA
- "ARCHITECTURE CELESTE"
Pintura a óleo sobre tela, C. 1976.(in Catálogo Leiria & Nascimento, Leilão de Pintura Moderna e Contemporânea, 19 de Novembro de 2008)
via facebook

Made in Portugal | ♥

 hoje li | vi este blog que tal como eu têm Portugal no coração
"Tenho uma grande Paixão pelo nosso país
e em especial pela nossa cultura.
Adoro as cores dos nossos trajes,
a musicalidade dos nossos ranchos folclóricos,
a simpatia das nossas gentes,
Adoro… cada pequena grande  tradição,
de cada recanto do nosso país.
Quero tentar não esquecer de onde vim,
e escolher para onde vou, sempre consciente,
de que, em cada um de nós, existe uma história, um passado…
E é esse passado, essas tradições e essa cultura, que passa gerações,
que me inspiram para o meu trabalho, todos os dias da minha vida!!!
Tenho Portugal no Coração!!! ♥ "


CTRL

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

baco

 Paulo Borges Estou a pensar na incrível quantidade de vinhos, e bons, que existem num país tão pequeno como Portugal. Alguns pensam que Lusitânia quer dizer "Terra da Luz". Mas eu prefiro manter-me fiel aos humanistas do Renascimento, como André de Resende, que viam Lusitânia como miticamente fundada por Luso ou Lyssa, filhos, irmã...os ou companheiros de Baco/Dioniso. No fundo somos uns embriagados, para o melhor e o pior! Saúde! 

Helena Caldas Ainda à procura da identidade, graças à verve de Paulo Borges, em noite de Lua cheia, quase a explodir de tão cheia. Gosto de me pensar herdeira das gentes da Luz, dos Atlantes de Telmo, do Ulisses que por aqui certamente passou, e, ...não tenho nada contra Dionísios. 

Mas aí preciso muito da Arte do Francisco, que isto de provar os bons vinhos desta Terra abençoada, é de ficar embriagada, mas devagarzinho, é de saborear de tasca em tasca, de terra em terra, entre beijos e poemas em cada viela que mira o Rio e o Mar atalantado.Que reboliço!... Saúde e muita Paixão!

Conceição Gomes ‎@helena e @paulo, isto é q foi recuar no tempo....saúde(de) ao Francisco... o vinho verde branco de monção é muito bom.

  • Helena Caldas Oh Conceição! Tu estás ai? Então saúde! Na melhor das companhias! É do eterno presente que falo - como sempre, partimos de Finisterra até onde os ventos nos levem, e, para ti posso dizer, embriagados do Amor, que sempre segue do nosso lado ......no abraço sem mesura, na festa que não tem fim, de verde tinto, verde branco, boas cepas dos tintos enriquecidos de poesia, na pipa do sábio carvalho!
    Elvis Presley a cantar e o fado vadio a ressoar pelas ruelas de Lisboa...
    Queres mais?!
    com muita alegria,
    Saúde!!!
 Conceição: claro que sim, eu estou sempre aqui.

via facebook
foto : Women Under Grapes de  andrew stevovich galeria em NY

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

3rd International Forum on Buddhism and Medicine. frança

The 3rd International Forum on Buddhism and Medicine brings together leading experts who will present the most recent research and demonstrate how meditation and mindfulness techniques can be applied in a wide range of medical and therapeutic settings, as well as in one's everyday life.

The speakers include Jon Kabat-Zinn, Clifford Saron and Frédéric Rosenfeld, and Sogyal Rinpoche and Jetsün Khandro Rinpoche will share perspectives and insights from the Tibetan Buddhist tradition.

The first day will give a comprehensive presentation of the most recent research, and an overview of some of the ways in which meditation is being applied in medical and therapeutic settings.

The second day will take a closer look at some of the different meditation and mindfulness techniques, and how they can be used in areas such as pain management, healing, stress reduction and the treatment of depression or addiction. There will also be workshops, with an opportunity for questions and discussion, as well as the chance to experience first-hand some of these meditation methods.

site: http://www.forum-meditation.com/



segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Deixe brilhar os livros na sua casa

deixemos os livros respirar deixando algum espaço entre eles, tal como as pessoas também eles precisam de espaço vital.


 "As estantes não se querem apinhadas. Espaços vazios entre grupos de livros são uma respiração que funciona bem em termos decorativos.
Aliás, a grande regra nesta matéria é respeitar o espaço livre que devemos manter entre os livros para que a estante não fique com um ar pesado."
Deixe brilhar os livros na sua casa - Sapo Mulher

domingo, 22 de agosto de 2010

história secreta_sagrada de Portugal

António Telmo (1927-2010) morreu há poucos dias, autor da História Secreta de Portugal, livro essencial para se olhar vendo os múltiplos laços do mosteiro dos Jerónimos. Eu li e cresceu em mim o respeito por esses arquitectos que não se limitavam a empilhar tijolos. O seu funeral realizou-se hoje 22 de Agosto, em Estremoz, pela 9 horas.Desejo que encontre e siga a luz que tanto procurou.


"António Telmo define o Mosteiro dos Jerónimos como uma "Oração de Pedra". «A oração está tão viva como então; a forma como ela é escutada depende sempre é das pessoas «A arquitectura permite a ligação entre a Terra e o Céu - a boa arquitectura é claro. Depois há a arquitectura titanesca, como a americana, que assalta o Céu com violência;


Todo o percurso iniciático presente no Claustro dos Jerónimos é considerado por muitos como mera ornamentação, destituída de qualquer sentido. Mas o pensamento do escritor transcende o racionalismo desenfreado do Mundo Moderno. «Hesitei entre "História Secreta" e "História Sagrada". A palavra secreta, contudo, é a mesma que a palavra sagrada. O secreto é aquilo que está separado; e o sagrado tem o mesmo sentido; têm ambas as palavras a mesma raiz "sec-". Na hesitação, escolhi "História Secreta", porque "História Sagrada" era um título que poderia ser entendido como tendo alguma presunção. "História Secreta" agradou mais às pessoas, pois elas têm um grande desejo pelo misterioso; estão fartas daquelas coisas que estão à vista. ...Assim também se vendeu o livro. Mas quem ganhou com isto foi o editor que nunca me pagou nada (risos)!»

O Quinto Império não é deste mundo. O salto dá-se para outro plano, para o "plano imaginal". Quer dizer, o que agora se está fazendo, o que agora se está pensando não se fará sentir no mundo material. O belo realizar-se-á num plano superior. Aí, sim, é onde poderá surgir o Quinto Império. Aliás, o mundo real é o do espírito.»


Por fim a esperança: «Um dos sinais do Quinto Império é que ainda há andorinhas.». Enquanto houver um homem onde resida a espiritualidade, há sempre um princípio do Quinto Império.» no blog lusifonia



o blog da revista ENTRE também o homenageia.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

hoje os 3 tempos

     1. Setembro (virgem) o passado fogoso.
     2. Outubro (escorpião) o presente temperado.
     3. Janeiro (capricórnio) a neve eterna.

obrigado a Barry P. Beckett  que fez as fotos nos meses indicados, sendo o texto  meu.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

imagem do dia

o meu haiku do dia, embora Thai:

caminhando devagar na floresta
frinchas de sol
nas nuvens.
autoria _C.G.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

filme contraluz_backlight

um filme de F.Fragata " Várias pessoas sem ligação entre si estão em situações de extremo desespero quando algo inesperado acontece que irá mudar radicalmente o rumo das suas vidas. Caberá a cada uma moldar o seu destino de modo a reencontrar a felicidade. Mas há destinos que só se alcançam depois de alterar o dos outros." link do filme na foto.

Um muito bom filme para quem está farto de fogos explosivos e gritos. Uma homenagem singela ao grande escritor de ficção cientifica Philip K. Dick.  Eu gostei e certamente o reverei em DVD um dia. 
Mentes limitadas absterem-se, amantes da vida e do acaso tentem ver.
Um dia todos nós reencontramos a felicidade, a esperança que mora nas nossas lindas quintas que possuem um lago chamado miragem. Renunciamos ao sofrimento, mas não ao Ferrari, nem à tesoura, que são meras ferramentas transitórias. 

domingo, 15 de agosto de 2010

etíope \ português

Lisboa, 15 ago (Lusa) -- A criação da licenciatura de Português na Universidade de Adis Abeba, em outubro, é "uma conquista importante" e "demonstra que esta é a década da Língua Portuguesa", segundo o leitor cessante do Instituto Camões na capital etíope.

A licenciatura começará a funcionar em outubro próximo, como variante do núcleo de Línguas Europeias Modernas. Em declarações à Lusa, Jorge Garcia Fernandes salientou "a importância desta conquista" na medida em que a sede da União Africana (UA) é na capital etíope e o português é uma das quatro línguas de trabalho da instituição.

sábado, 14 de agosto de 2010

retornados


1. O Publico anuncia ontem que "os retornados abrem o baú das memórias".  Sim mas talvez  tenhamos que esperar que muitos "passem para o outro lado", para tirar as verdadeiras preciosidades dessa arca que trouxemos de uma África que nunca foi nossa.


2. a editora Maria do Rosário Pedreira no seu blog anuncia para a entrada literária um livro que tenho curiosidade em ler: "O romance chama-se Os Pretos de Pousaflores,(Leiria) foi escrito por Aida Gomes da Silva, angolana, e conta a história de uma família (um branco com três filhos mulatos, todos de mães diferentes) que, depois de rebentar a guerra civil em Angola, vem para uma aldeia beata e atrasada de Portugal, encaixada entre serranias, ribeiros conspurcados e um frio de rachar. O choque é brutal (em Luanda a vida era então muito mais cosmopolita do que em Lisboa, imaginem numa aldeola) tanto para os que vêm de África como para os retrógrados da aldeia, para quem um preto é quase uma maldição. Contado a várias vozes (completamente distintas, e aí reside um savoir-faire invejável), deixa-nos acompanhar o futuro sempre periclitante das personagens e é, ao mesmo tempo, poético, comovente, informativo e, por vezes, muito divertido. Tornarei a este livro, claro. Agora foi só para destapar a pontinha do véu.".  Veremos.


3. seria injusto não referir os blogs e livros de autor que circulam na net, e mantêm viva uma memória, à sua maneira.


angola: http://recordarangola.blogspot.com/
moçambique e África em geral:   http://www.maschamba.weblog.com.pt/

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

agosto em fogo

foto Foto de Rui André, Verão de 2003 no blog  sobre os fogos em monchique, algarve, onde muito foi destruído.

 Hoje o Algarve mudou um pouco porque os estrangeiros e claro também a população local resolveram juntos tomar medidas, e na primavera organizaram-se em voluntários para limpar os campos, mesmo os baldios. Ninguém compra madeira queimada, no inverno usam-se as lareiras. Perceberam que tinham que ser eles a tomar em mão o destino do meio ambiente. Hoje a natureza renasceu, os pássaros voltaram a cantar, e eles continuam vigilantes. É o ensinamento ecológico.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

o sal da terra

somos o sal da terra, lembrei-me de cabo verde.

livro: "Cabo Verde - Um Mundo a Descobrir"- a folhear o livro em baixa resolução em

www.nunoaugusto.com/cabo-verde

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

cinzas.pt

 1..Em Portugal, um faz, fazem todos, o que é  um erro. Uns devem ser reduzidos a cinzas, outros devem ser enterrados e merecem a nossa visita com respeito.

2. pouco fumei e os cinzeiros em cristal que herdei utilizo como pratos para as plantas aromáticas que cultivo no terraço...salsa, coentros.....

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Qualidade de vida: Dicas para limpar...

vale pena ler este post, embora não possamos utilizar tudo, ficamos com algumas ideias. É muito bom para quem sofre de alergias e quer utilizar o menos possível de produtos químicos.

acrescento 1 dica: Água, limão e panos brancos limpos, são uma excelente opção nos tempos que correm.

DEIXA SAIR: Qualidade de vida: Dicas de Silvia - BH para limpar

terça-feira, 3 de agosto de 2010

ego virus



Richard Young
The separative ego-sense is like a disease-causing virus. You don't treat a virus by trying to make it into a better, stronger, more attractive virus. That's why all efforts at self-improvement and self-acceptance are misguided. Your body either neutralizes most of the virus and recovers….or it does not. In like manner, Ultimate Consciousness will either neutralize the ego-sense and illusion of personal doership or it will not. Either way, it isn't up to "you" because you are the virus.

So take to your sick bed and relax. Watch some old movies, read a book, and just wait and see what happens. It will unfold—it has always unfolded—exactly as it is destined to do. If you must "do" anything, just watch the process of how the mind works. You will either get over "you," or you won't. In fact, if you look at the percentages of awakened sages throughout history, the odds against recovery are quite high. But "who" cares?



domingo, 1 de agosto de 2010

croácia 2010

um sabio budista tibetano visita a Croácia neste momento. (fotos facebook) Um simpático local que me fez lembrar este texto e esperar que os estudantes croatas já tenham mudado de musica:
"(em maio) a Universidade está ocupada pelos alunos há cerca de um mês. Estão em protesto contra as propinas. Estão espalhados pela cidade, junto aos semáforos, com cartazes que dizem "Buzine pela educação". 
Na Universidade, quando passei por lá, jogava-se às cartas e havia altifalantes que passavam o "the eye of the tiger".
Não creio que existam muitas universidades no mundo que fiquem a pouco mais de dez metros do mar. Esse é o caso da Universidade de Zadar. A vista das janelas é um mar muito azul e, lá ao fundo, ilhas. Na universidade, os alunos em greve, dividiam-se entre as esplanadas e os mergulhos no Adriático.
Outra coisa que, de certeza, surpreenderia muitos portugueses seria saberem que, na Croácia, há mais de 400 alunos de português. Com óptimo domínio da língua, acrescente-se. Quantos alunos de croata existirão em Portugal? E quantos existirão no Brasil?"  do escritor José Luís Peixoto