sexta-feira, 2 de setembro de 2011

em nome do pai

um filme que passou hoje na fox movies (canal 68 da zon) cujo tema é um atentado em 1974 do IRA, que mata cinco pessoas num pub de Guilford, próximo de Londres. O jovem  irlandês Gerry Conlon que sonhava com" peace and love" e três amigos são acusados pelo crime, presos e condenados, vitimas de um sistema judicial arcaico.
Giuseppe Conlon, pai de Gerry, tenta ajudar o filho e também é condenado, mas pede ajuda à advogada Peirce - papel de Emma Thompson - que com diligência consegue repor a verdade. Um filme que nos leva a reflectir sobre o mundo e admirar que o personagem real de Gerry não ceda à violência.
Curiosidade: numa das cenas do filme passada na cela da prisão há um detalhe bem lisboeta: Gerry têm colado na parede da cela um emblema do Benfica_sem violência.
ps: O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, em 9 de fevereiro de 2005, pediu perdão aos chamados "quatro de Guildford", condenados erroneamente por um atentado do IRA: "É preciso lamentar quando alguém sofre um erro da Justiça. Houve um erro judicial no caso de Gerard Conlon e todos os ‘quatro de Guilford’, como também de Giuseppe Conlon, Anne Maguire e todos os Maguire… Reconheço o trauma que a condenação causou aos Conlon e à família Maguire, e o estigma associado incorrectamente a eles até o dia de hoje".