quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

by the rivers of babylon

1.. sim é uma canção de Boney M. e Bryan Adams


2. sim,é uma cidade da antiga Mesopotâmia rodeada por dois rios, o tigre e o eufrades

 3.sim, os chineses da empresa de energia eléctrica "Threes Gorges" chegaram a Portugal. Quem vêm por bem é bem vindo.




4. sim, entre hong kong e macau desagua o rio Zhujiang_Pearl River - rio pérola. o 3º maior rio da china abrigando uma estátua da deusa da compaixão_Guanyin. 
 



4. sim o maior rio que nasce em Portugal é o Mondego. local onde a rainha D. Isabel foi santa e D. Diniz converteu a ordem do Templo em ordem de Cristo.
Miguel Torga descrevia o calmo deslizar do rio na planície:
Surdo murmúrio do rio
A deslizar, pausado, na planura.
Mensageiro moroso
De um recado cumprido,
Di-lo sem pressa ao alarmado ouvido […]



5. sim, o 2º maior rio de Portugal é o sado que anda de sul para norte,desagua em Tróia, local de observação de aves e golfinhos.






6. sim, este é um planeta aquático ( a água é a raiz e fonte de vida) quem controla as fontes de água muitas vezes detêm o poder nessa região. Hoje no Tibete a China controla os seus rios, tentou destruir a mente-cultura tibetana e chinesa tradicionais_não conseguiram. Faz sentido que para não serem destruídos os tibetanos tenham escolhido o exílio.



7. sim, o Dalai lama disse que aquando da destruição chinesa, muitas fontes desaparecerem e grandes árvores secarem. Hoje em dia, quando os mestres tibetanos voltam ao Tibete, reabrem os templos e os mosteiros, as fontes jorram de novo.




8.sim, é o homem que muda a geografia. No livro The Geography Behind History, London University's William Gordon East (1902 - 1998): "The conception of regions forms the main citadel of geography.Through the millennia, man himself has become the principal agent of geographical change. Over time, it is not the land but man's efforts that establish the very regions themselves."



9. sim eu sei, parece confuso mas tudo bem, não é verdade?! Um dia qual ave migratória que vem do sul para o norte, o sol dissipará o nevoeiro.
 



10. sim, um olhar feminino pode transformar o medo paralisante em audácia e compaixão.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

sorria



1. o monge budista m. ricard escreveu um livro sobre "108 sorrisos" e fechou um circulo: quando encontrou pela primira vez o seu mestre tibetano em 1968 confessou-he que tinha sido caçador e matado animais. O mestre não comentou_ sorriu e passou a outro assunto. Hoje em 2011 escreveu um livro com fotos de sorrisos baseado nos estudos de paul ekman: o riso diminui o stress provocando um estar de bem estar duradouro, reforça o sistema imunitário e existe mesmo uma escola do riso em vários países inclusive em Portugal, onde se aprende a rir.
2. a "caderneta de cromos" de Nuno Markl na Rádio Comercial tenta (nem sempre consegue) fazer sorrir os portugueses ao fazê-los regressar ao passado_ao local onde fomos ou fantasiamos que fomos felizes e que nos formatou.
3. sim, a felicidade está no coração e se nada mais tiver para dar neste natal, pode sempre oferecer um sorriso bondoso, contar uma anedota que faça todos rir, criar um ambiente alegre e isso é original e gratuito: O NOSSO SORRISO BONDOSO É UM PRODUTO EXCLUSIVO MADE IN PORTUGAL





sábado, 17 de dezembro de 2011

ADN| frequência_ sintonia


"As práticas espirituais profundas não só transformam a mente como também, a um nível muito subtil, transformam o corpo. Imaginem este traço transmitido de pais para filhos. Parece ser muito possível que se os vossos pais e antepassados transformaram os canais subtis, centros e energias vitais dos seus corpos, o vosso próprio corpo será também de algum modo modificado devido às realizações dos vossos antepassados" diz o DALAI LAMA, ou seja,  ao alterarmos os nossos corpos\mentes transmitiremos isso aos nossos filhos e por sua vez eles também poderão alterar o seu ADN_ a herança genética deixa de ser um "fado" para ser uma escolha_ nós podemos mudar: 

"spiritual teachers have known for ages that our body is programmable by language, words and thought. This has now been scientifically proven and explained. Of course the frequency has to be correct."



na natureza o exemplo das formigas é um modelo: Enquanto existir a rainha-formiga o formigueiro funciona, mesmo que esta esteja longe dela. 
Scientists Prove DNA Can Be Reprogrammed by Words and Frequencies | Wake Up World

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

cultura de paz

nuno crato em 2009 nomeava romântico o regresso à natureza no seu blog: Vale a pena escolher comida orgânica? - Expresso.pt (e todo o post mostra um desconhecimento da agricultura biológica assustador)____em 2011 muitos voltam ao campo ajudados por ex. neste site http://www.farmerslifeexperience.com/#!quem-somos



O ministério da educação quer mais história e geografia, que são importantes, mas  muitos de nós gostaríamos que a escola tive-se aulas de ética secular - em França voltaram as aulas de moral -que ensinem às novas gerações valores morais positivos. Outros gostariam que para além do ensino teórico ensinassem ambos os sexos a mudar uma lâmpada, fazer uma simples refeição, ou seja que aprendessem a sobreviver no novo milénio ensinando-lhes  uma CULTURA DE PAZ como diz este pai brasileiro.  

"O melhor presente que podemos deixar para nossos filhos, netos e descendentes, é um ambiente limpo e sadio, uma sociedade mais livre (de injustiças e preconceitos) e menos violenta, um espaço fértil para nossas potencialidades. Se você tem filhos, ou pretende tê-los, invista em cultura de paz.
É a melhor herança que podemos deixar."

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

muitas primaveras

 
 

Que pensará Havel das múltiplas primaveras?Como diz um famoso economista (paul krugman:
É verdade, quando não gostamos das respostas às nossas perguntas, tentamos evitá-las, mas a vida é assim mesmo, quando interagimos com ela directamente, ela cria o caos na nossa agenda, e com sorte, se não a destrói, reorganiza-a cria outro planeta, outra ética em que há sempre lugar para a generosidade.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

livro: 3º via_Beyond Religion: Ethics for a Whole World

Ten years ago, in his book "Ethics for a New Millennium", His Holiness the Dalai Lama first proposed an approach to ethics based on universal rather than religious principles.

Now, in "Beyond Religion", the Dalai Lama, at his most compassionate and outspoken, elaborates and deepens his vision for the nonreligious way. Transcending the mere "religion wars," he outlines a system of secular ethics that gives tolerant respect to religion—those that ground ethics in a belief in God and an afterlife, and those that understand good actions as leading to better states of existence in future lives. And yet, with the highest level of spiritual and intellectual authority, the Dalai Lama makes a claim for what he calls a third way. This is a system of secular ethics that transcends religion as a way to recognize our common humanity and so contributes to a global human community based on understanding and mutual respect
Published by:
Houghton Mifflin Harcourt in the USA
Signal/M&S in Canada

Beyond Religion: Ethics for a Whole World | The Office of His Holiness The Dalai Lama

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

muito

se fala de dinheiro, e embora seja importante, devemos ter em conta, que é impermanente e não funciona em todos os sectores. O sofrimento humano como a inveja ou a ignorância não podem ser eliminados pelo dinheiro. Só uma orientação espiritual adequada é válida para ajudar a ultrapassar definitivamente obstáculos e emoções destrutivas."
mestre do budismo chinês Hsing Yun

quando sair

da cozinha não se esqueça de:

1. VERIFICAR  se o gás está fechado.

2. LAVAR a loiça utilizada e arrumá-la.

3. ESTENDER os panos da loiça para secar. 

4. LAVAR as mãos.

5. FECHAR a porta e a luz.


na foto 1 cozinha moderna em que o fogo e água estão separados de forma funcional.