terça-feira, 10 de janeiro de 2012

3 G de maçon

# 1_ "Pois o preceito é uma lâmpada, e a instrução é uma luz",
Provérbios 6, 23.
# 2_ "Na luz do Buda, some o cansaço.
O pequeno coração da criança navega nas águas da compaixão...
Nas ondas do Grande Coração.
E ri, como nunca..."
Tal como no budismo e outras crenças, também na maçonaria não devíamos confundir doutrina e alunos: o Buda afirmou que mesmo num campo de plantas medicinais há plantas venenosas, nem todos os cogumelos são bons, nem todos os budistas são bons, nem todos os papas foram santos...as etiquetas cortam-se e manejam-se como uma ferramenta não como a realidade em si. 

Todos as pessoas de bem merecem o nosso respeito.
Há alguns budistas maçõns isto porquediz a wiki_ "A Maçonaria, como escola iniciática, tem muitos pontos de contato com o budismo. Ela, da mesma maneira, pugna pelos bons costumes, pela fraternidade e pela tolerância, respeitando, todavia, a liberdade de consciência do homem, a qual não admite a imposição de dogmas. Embora com algumas ligeiras modificações, as Quatro Nobres Verdades e os Oito Nobres Caminhos estão presentes em toda a extensão da doutrina maçônica, que ensina, aos iniciados, o desapego às coisas materiais e efémeras e a busca da paz espiritual, através das boas obras, da vida regrada, do procedimento correto e das palavras verdadeiras.[54] Além disso, há, no budismo, um profundo respeito por todas as criaturas vivas, fazendo com que os adeptos da doutrina considerem como obrigação fundamental dos seres humanos, viverem em paz, harmonia e fraternidade com seus semelhantes.[54][55]"
http://www.zefiro.pt/
 #3_ de Merlin, a Pessoa, dos aborígenes australianos aos índios hopi, só o homem moderno parece ter esquecido essa época arcaica em que homens, plantas e animais viviam em harmonia. Hoje cada um através do seus rituais tenta reciclar o que resta e conectar-se com a TERRA, O MAR, O VENTO, O CÉU. Procuram o paraíso perdido do Princípio Feminino que contém o mistério de todas as forças criadoras da Terra. 

3euros http://www.zefiro.pt/
 termino com esta citação : 
(...) Não há divórcio entre o que ele [Dalai Lama] pensa, o que ele diz e o que ele é. Isso é imensamente importante, porque, muitas vezes, as pessoas têm as ideias, mas não são as ideias.
Por isso, frequentemente, o Dalai Lama se referiu à necessidade da prática espiritual, mostrando que a oração, por si só, é insuficiente. A "oferenda da prática" (drupei chopa) é fundamental. E esclareceu:

«A melhor oferenda que podemos fazer a alguém que veneramos é a de vivermos segundo os princípios básicos desse ser.»
 1 nota final: A lei espiritual não é um supermercado onde se pode comprar tudo o que queremos se tivermos dinheiro, é mais como tentar um download, temos a memoria necessária para o fazer?! "Dharma is not like a supermarket where you can buy anything you want provided you have money. In fact it is more like buying or downloading softs or apps where you’ve got to take into account your phone memory limits or your disk drive size .

We can’t just download anything we want ,  even if we have the money, it won’t work, wont be useful !  Learning about ourself is like increasing our capacity. The more we learn about ourself,  the more dharma will make sense for our life."

Sem comentários:

Enviar um comentário