quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

bom ano novo lunar do dragão



The Tibetan word “Lhakar” (ལྷག་དཀར་) translates literally as “White Wednesday,” as Wednesday is considered special by Tibetans because it is the Dalai Lama’s soul day (བླ་གཟའ་).

Num mundo em que poucos mantém as promessas que fazem alivia a alma poder prometer algo e cumprir.

em portugal o GRUPO DE APOIO AO TIBETE diz:
Queridos Amigos,

Este ano o novo ano Tibetano ou “Losar” coincide com a “Quarta-feira Branca” (Lhakar), o dia da semana em que vários Tibetanos decidiram canalizar a sua resistência para actividades simples que acentuem o seu carácter Tibetano e a sua unidade com outros Tibetanos.

Desta forma no dia 22 de Fevereiro de 2012 (início do ano 2139 do Dragão-Água) serão realizadas orações e vigílias em todo o mundo, com o intuito de relembrar todos os Tibetanos que perderam as suas vidas e comemorar a coragem do povo Tibetano no Tibete, que continua a resistir à opressão e ocupação por parte das autoridades Chinesas.

Encorajamos assim todos os amigos e apoiantes do Grupo de Apoio ao Tibete a:

* Fazer um “Lhakar Pledge” disponível em: http://lhakar.org/pledge/

Partilhando esta mesma iniciativa com mais amigos e como uma chamada de atenção para o crescente movimento de resistência dentro do Tibete.

* Acender velas ou lamparinas de manteiga como forma de dar as boas vindas ao Ano Novo Tibetano e honrar a coragem dos Tibetanos que continuam a resistir à ocupação Chinesa.

*Pendurar uma “khatag” (lenço tradicional Tibetano) na porta de casa para deixar entrar a mudança, a esperança e a renovação em 2139/ 2112.

* Exibir uma fotografia de S.S. o Dalai Lama uma vez que, no Tibete, os Tibetanos não estão autorizados a fazê-lo.

* Participar na acção de rua que decorrerá no Chiado (junto à saída de metro) pelas 18h00 de dia 22 de Fevereiro.

Assinaremos bandeiras de oração Tibetanas que posteriormente serão enviadas para Dharamsala, onde serão colocadas no Templo Namgyal situado em frente à residência de S.S. Dalai Lama, juntamente com bandeiras assinadas em inúmeros pontos do planeta.




About Lhakar « Lhakar

Sem comentários:

Enviar um comentário