domingo, 16 de dezembro de 2012

ao acaso

psi usa
1. pensemos nas crianças e no futuro.
 
 
‎"Precisamos de adoptar um regime vegetariano ou recuperar a nossa dieta tradicional que é a dieta mediterrânica (com influências atlânticas), considerada das mais saudáveis, em que os produtos de origem animal são um complemento ou mesmo um mero condimento. O consumo de fruta da época e das sopas são de presença obrigatória à mesa. O bom pão é outro dos alimentos que precisa de ser recuperado e merecia por si só um artigo.

De realçar que a região do planeta onde se situa o nosso país é particularmente rica em ervas comestíveis, mas infelizmente a sua recolecção foi praticamente abandonada, para além de que um pouco por todo o lado se envenenarem campos e espaços públicos com herbicidas. Urge valorizar estes recursos alimentares silvestres, não só pelo momento de profunda crise que atravessamos, mas sobretudo pelo seu valor nutricional superior ao das variedades domesticadas pelo Homem.

De facto, os recursos alimentares silvestres (ervas e frut
os, como a bolota) possuem maior teor em antioxidantes, nutrientes de que as plantas necessitam para resistirem naturalmente sem qualquer intervenção do Homem, ao contrário das plantas de variedades agrícolas que sofreram um processo de selecção e dependem em alguma medida de cuidados. De referir que esta fonte de antioxidantes é gratuita e que dispensa os nutracêuticos tão em voga.

Preferir os alimentos produzidos localmente, de variedades tradicionais, frescos, da época, avulso, a preço coerente ao consumidor e compensador para o produtor sempre que possível através de mercados de proximidade produtor-consumidor, completam a abordagem.

“Comer é um acto de agricultura” – Wendell Berry. Nós não somos apenas consumidores passivos, mas co-criadores dos sistemas que nos alimentam. O tipo de alimentos e a forma como foram produzidos dependem da forma como gastamos o nosso dinheiro. Comprar é uma forma de votar em sentido lato.

Merece aqui referência ao Movimento Slow Food cujo objectivo é defender o alimento bom, limpo e justo, ou seja o alimento deve ter bom sabor; deve ser cultivado de maneira limpa, sem prejudicar a nossa saúde, o meio ambiente ou os animais; e os produtores devem receber o que é justo pelo seu trabalho.

Ao fazermos escolhas alimentares racionais iremos enriquecer a nossa vida, reeducar o nosso gosto, aumentar o prazer em comer e poupar dinheiro!"_Alexandra Azevedo, Nutricionista
 
3_ 18.12.12_desactivação formal do Comando da Aliança Atlântica, que será substituído pela STRIKFORNATO, uma força naval de reacção rápida comandada por um almirante norte-americano.