quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

C_Canela - Life&Style

li no suplemento do Jornal Público sobre gastronomia.


C de Canela

Já começa a cheirar a Natal e dentro de todos os abusos alimentares que se cometem nesta quadra existe uma boa notícia: não há sobremesa natalícia que dispense a canela!
A canela está intimamente ligada à nossa história, sendo o monopólio do lucrativo comércio desta especiaria (à época, a mais procurada na Europa) uma das razões para Portugal ter estado no centro do mundo durante o século XV. Não foi no entanto necessário esperar tantos séculos para o valor da canela ser reconhecido. Já na antiguidade egípcia a canela chegava a ser mais preciosa do que o ouro sendo utilizada como bebida, agente medicinal e embalsamante.
Os egípcios não estariam enganados pois são hoje reconhecidas as propriedades anti-microbianas da canela tal como o seu efeito anti-inflamatório resultante do seu elevado teor em polifenóis. Esta potencialidade terapêutica da canela é um dos tópicos de investigação emergente, algo que se traduz em muitas hipóteses e (ainda) poucas conclusões. Ainda assim, estas evidências preliminares são bastante optimistas quanto a um efeito benéfico da canela na prevenção de doenças cardiovasculares, na modulação do sistema imunitário e quiçá na actividade anti-tumoral.
Também ao nível da redução dos níveis de colesterol sanguíneo e pressão arterial, a canela tem mostrado resultados interessantes, mas é no seu potencial efeito antidiabético que se tem centrado a maioria das atenções. A sua capacidade para “imitar” os efeitos da insulina no organismo e potenciar a sua actividade traduzindo uma diminuição dos níveis de açúcar no sangue após as refeições, poderão constituir a canela como um sério adjuvante na terapêutica desta patologia a curto prazo.
Esta estratégia poderá fazer pouco sentido se analisarmos a utilização da canela quase exclusivamente em sobremesas e sempre associada ao açúcar. Em todo o caso, existem outros modos menos convencionais de a consumir seja no chá, café, fruta, pão, iogurtes e batidos, não existindo grandes preocupações com a dose, pois quer pelo escasso valor calórico associado, quer pela pequena quantidade normalmente ingerida, a canela nunca será um grande contributo do ponto de vista energético. Possui ainda a vantagem de ser uma excelente fonte de fibra, cálcio e ferro.
Fixe então a primeira dica de Natal: Use e abuse da canela… Mas prefira-a no leite-creme, aletria e arroz doce do que nas rabanadas, sonhos e azevias!
*Professor Assistente Convidado da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto pedrocarvalho@fcna.up.pt
C de Canela - Life&Style

2. SALTO PARA O BRASIL E OUTRA RECEITA NO BLOG.



1/2 litro de iogurte (daqui do sítio)
1/2 litro de água
Suco de dois limões (daqui do sítio)

12 folhas de hortelã rasgadas (daqui do sítio) - mais um raminho para decorar
Açúcar cristal orgânico à gosto - usei umas 05 colheres de sopa rasas
05 pedras de gelo

Bater tudo e servir na hora.


3. FOTO DE UM CAFÉ QUE SE PODE FAZER EM CASA
versão portuguesa ligeira:_ fazer um  café  juntar leite e bater com uma varinha mágica e depois juntar pepitas de chocolate e mesmo natas num dia especial. a receita original:


Vegan Frappé
1 pkt. instant coffee
8 ice cubes
1/4 cup almond, rice, or soy milk
Optional: sweetener of choice, flavored syrup, vegan whipped cream, chocolate chips

Place the coffee, ice cubes, and vegan milk in a blender and blend until creamy.
Pour into glasses and add optional flavorings and garnishes. Serve immediately

butão

 
Notice! on the Walls of the Institute - Bhutan's unique development philosophy of 'Gross National Happiness' (GNH), a policy formulated by the 4th King of Bhutan in the late 1970s, takes ownership of its development strategy in that it should serve the wellbeing of the people. Quality of life is paramount, not the deterioration of it as a result of competetive forces which result in environmental destruction, inequality induced discrimination, and poor health indicators like stress, depression, suicide, and obesity.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

desapego

  •  na tradição budista  diz-se que se as condições dos ritos funerários não forem respeitadas, a família do defunto ou os responsáveis podem ser atingidos por doenças, perdas financeiras e outros males. Escusado será dizer como é  importante sabermos o que desejam aqueles por quem vamos ser responsáveis pelo funeral incluindo os animais.




  • no filme "DESAPEGO - DETACHEMENT" um filme sobre a realidade de adolescentes de N.Y ou qualquer outro lugar sem esperança no futuro. Neste clip o prof. pede aos alunos para imaginarem o que um familiar ou amigo poderia dizer sobre eles no funeral .
  • Um exercício mental que cada um de nós pode fazer, pois ninguém sabe o amanhã.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

bom ano novo lunar do dragão



The Tibetan word “Lhakar” (ལྷག་དཀར་) translates literally as “White Wednesday,” as Wednesday is considered special by Tibetans because it is the Dalai Lama’s soul day (བླ་གཟའ་).

Num mundo em que poucos mantém as promessas que fazem alivia a alma poder prometer algo e cumprir.

em portugal o GRUPO DE APOIO AO TIBETE diz:
Queridos Amigos,

Este ano o novo ano Tibetano ou “Losar” coincide com a “Quarta-feira Branca” (Lhakar), o dia da semana em que vários Tibetanos decidiram canalizar a sua resistência para actividades simples que acentuem o seu carácter Tibetano e a sua unidade com outros Tibetanos.

Desta forma no dia 22 de Fevereiro de 2012 (início do ano 2139 do Dragão-Água) serão realizadas orações e vigílias em todo o mundo, com o intuito de relembrar todos os Tibetanos que perderam as suas vidas e comemorar a coragem do povo Tibetano no Tibete, que continua a resistir à opressão e ocupação por parte das autoridades Chinesas.

Encorajamos assim todos os amigos e apoiantes do Grupo de Apoio ao Tibete a:

* Fazer um “Lhakar Pledge” disponível em: http://lhakar.org/pledge/

Partilhando esta mesma iniciativa com mais amigos e como uma chamada de atenção para o crescente movimento de resistência dentro do Tibete.

* Acender velas ou lamparinas de manteiga como forma de dar as boas vindas ao Ano Novo Tibetano e honrar a coragem dos Tibetanos que continuam a resistir à ocupação Chinesa.

*Pendurar uma “khatag” (lenço tradicional Tibetano) na porta de casa para deixar entrar a mudança, a esperança e a renovação em 2139/ 2112.

* Exibir uma fotografia de S.S. o Dalai Lama uma vez que, no Tibete, os Tibetanos não estão autorizados a fazê-lo.

* Participar na acção de rua que decorrerá no Chiado (junto à saída de metro) pelas 18h00 de dia 22 de Fevereiro.

Assinaremos bandeiras de oração Tibetanas que posteriormente serão enviadas para Dharamsala, onde serão colocadas no Templo Namgyal situado em frente à residência de S.S. Dalai Lama, juntamente com bandeiras assinadas em inúmeros pontos do planeta.




About Lhakar « Lhakar

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

ELITE SQUAD - TROPA DE ELITE

http://youtu.be/cb-rUfBTQ1g
Um filme indicado pelo Brasil para concorrer ao Oscar 2012, sobre a realidade das favelas brasileiras, da corrupção, da honestidade, da vida e da audácia, explicando bem como só uma estratégia de guerra pode vencer a peste dos traficantes. Por isso vimos hoje tanques a tomarem de assalto as cidades- favelas do crime organizado. Um filme humano em que destaco esta frase crua : “ corrupto só tem lugar ao pé de putas, traficantes e clínicas de aborto.”
O Brasil bem longe das novelas e do eldorado que nos querem vender. Mas nós já compramos em 1500 com Cabral, lembram-se? E em Portugal como é a tropa de elite?
ELITE SQUAD (TROPA DE ELITE) is an intense and astonishing look at Rio de Janeiro's notorious favelas, the volatile slums on the edge of the city. The film is set in 1997 and presents an intimate look at the city's vast and intricate web of corruption. Drug trafficking militias have virtual control within the favelas while the police run their criminal enterprises outside. The elite BOPE force (State Police Special Operations Battalion) combats drug trafficking --keeping order has its price though and their actions make it difficult to distinguish right from wrong and justice from revenge. BOPE Captain Nascimento (Wagner Moura) is facing a crisis: in addition to the pressures of fighting within war zones, the Captain must find and train his own replacement so he can escape the day to day violence and be close to his wife who is about to give birth to their first child. Two of the force's newest recruits, Neto (Caio Junqueira) and Matias (André Ramiro), are childhood friends: one is quick on the trigger to maintain order and the other refuses to compromise his ideals. Together they are the perfect replacement. Alone they may not have what it takes to survive. Directed by José Padilha, (BUS 174), and written by Padilha, Academy Award® nominated writer Bráulio Mantovani (CITY OF GOD) and Rodrigo Pimentel, comes the controversial film ELITE SQUAD (TROPA DE ELITE). It is based on accounts from Pimentel's 19 years as a military police officer and BOPE Captain.

Bento XVI: “Numa instituição com muitos milhares de pessoas, é impossível só haver pessoas boas” – Observador

“Bento XVI: Conversas Finais”, com Peter Seewald (Março 2017,Dom Quixote) Não ficou chocado ao ver tanta inveja, ciúme, carreirismo e...