segunda-feira, 25 de agosto de 2014

os 5 elementos

ELEMENTO METAL
Caracteriza os produtos da terra; o ar e a energia prânica, os valores pessoais relativos à riqueza.
PULMÃO - Recebe o oxigênio para o metabolismo; é um órgão de reserva de energia vital e da habilidade de aceitar a vida.
O meridiano atua sobre os pulmões e as vias respiratórias na sua função de absorção e eliminação de substâncias gasosas; estimulado, age sobre todas as deficiências respiratórias.
ELEMENTO MADEIRA
Tem como característica a Essência da Vida, o Crescimento, o Grupo, a Socialização das pessoas.
FÍGADO - É o centro do metabolismo. Ele coordena e determina o ritmo de atividade dos demais órgãos do corpo. É um órgão de eliminação de toxinas e resíduos em todos os níveis: físico, mental e psíquico. Pode acumular tensões provenientes de raiva e aborrecimentos.
O meridiano comanda as múltiplas funções do fígado, especialmente as relacionadas com o metabolismo, a sexualidade, a musculatura e a acuidade visual. Age sobre as dores no fígado e estômago. Atua nas moléstias da parte inferior do corpo.
VESÍCULA BILIAR - Comanda a função biliar total: sistema excretor e secretor, intra e extra-hepático; é um órgão de eliminação.
É denominado "o meridiano dos hipocondríacos". É indicado no tratamento das doenças psicossomáticas; age sobre a coragem e o espírito de determinação, sobre as dores nos olhos, dificuldades de audição, tonturas, depressão, enxaquecas.
Pode acumular disfunções provenientes de muita dúvida.
ELEMENTO FOGO (IMPERIAL)
Caracteriza o calor psíquico e emoções superiores, a regência, a micro-associações de pessoas.
CORAÇÃO - Faz circular os produtos do metabolismo. Representa o centro do amor e segurança.
O meridiano comanda a função cardíaca. Age sobre a temperatura do corpo e uma parte do psiquismo: a coragem moral. Atua sobre a boca e garganta, dor ou frio no braço esquerdo.
INTESTINO DELGADO - Órgão de eliminação e de transformação da energia dos alimentos. Representam a libertação dos desperdícios.
O meridiano atua sobre o intestino delgado e sua função de absorção dos alimentos transformados no estômago. Relaciona-se à compreensão dos princípios superiores e à nutrição espiritual (separa o puro do impuro). Atua na surdez, olhos amarelados, dor no cotovelo, na nuca, inchação no rosto.
ELEMENTO FOGO (MINISTERIAL)
Caracteriza-se pela energia de reserva para os demais meridianos, porta da vida é o "Embaixador da Felicidade e da Alegria".
CIRCULAÇÃO
- Representa uma função reguladora da sexualidade e das secreções sexuais internas e externas; atua sobre o coração, a circulação e os órgãos sexuais.
Relaciona-se com a atividade parassimpática e com o transporte de hormônios, enzimas e produtos do metabolismo intermediário através da circulação sangüínea. Atua sobre axilas inchadas, cãibras, peito inchado, sensação geral de melancolia.
TRIPLO-AQUECEDOR -  Representa uma função reguladora do equilíbrio térmico; é responsável pela produção do calor animal resultante da transformação energética dos alimentos.
Relaciona-se com a circulação e as seguintes etapas do processo metabólico:
1. Respiração;
2. Digestão: auxilia a digestão do Intestino Delgado e conduz os produtos do processo digestivo para os Pulmões;
3. Sistema Genito-Urinário: responsável pela excreção dos detritos.
ELEMENTO TERRA
Caracteriza o desenvolvimento físico do corpo; o intelecto, a espiritualidade.
BAÇO-PÂNCREAS -  Retém energia de reserva. É o órgão da resistência a mudanças.
O meridiano atua sobre a função combinada dos órgãos: o baço regula o sangue e o pâncreas regula as reservas de glicogênio (depositado no fígado) através da secreção de insulina. Age sobre o desenvolvimento mental, moral e intelectual; sobre o sistema genital e seu psiquismo. Atua nos enjôos, soluços, indigestão, diarréia, indisposição geral. Age também nas moléstias da parte central do corpo.
ESTÔMAGO -  Recebe alimentos e os prepara para o metabolismo. É a relação administrativa das idéias e dos pensamentos.
O meridiano atua sobre o estômago e o duodeno nas suas funções digestivas transformadoras do alimento; relaciona-se à digestão física, mental e psíquica (a habilidade de digerir a vida); atua nas dores de cabeça, calafrios e flatulência. Atua nas moléstias da parte frontal do tórax.
ELEMENTO METAL
Caracteriza os produtos da terra; o ar e a energia prânica, os valores pessoais relativos à riqueza.
PULMÃO - Recebe o oxigênio para o metabolismo; é um órgão de reserva de energia vital e da habilidade de aceitar a vida.
O meridiano atua sobre os pulmões e as vias respiratórias na sua função de absorção e eliminação de substâncias gasosas; estimulado, age sobre todas as deficiências respiratórias.
INTESTINO GROSSO -  Expele o desnecessário para o metabolismo; órgão de eliminação afeta toda a eliminação através do corpo (pele, muco etc.). Eliminação de coisas velhas e não mais desnecessárias.
O meridiano atua sobre o intestino grosso e suas funções de absorção líquida e eliminação de resíduos pesados; atua nas moléstias da parte superior do corpo.
ELEMENTO ÁGUA
Condutor básico, ou químico, da vida; é a fonte da existência física, da vida.
RINS - Órgão de energia de reserva, expelem os subprodutos do metabolismo. É o órgão do desapontamento, da tristeza e melancolia.
O meridiano atua sobre os rins e as glândulas supra-renais, contribuindo para a purificação do sangue e para a regulação de todos os líquidos do corpo. Relaciona-se diretamente com a energia sexual e problemas genitais, apetite sexual, medo, insegurança, determinação.
BEXIGA - Órgão de eliminação de toxinas liquidas e emoções negativas (Yin). Está relacionado com medo extremo, negação da própria vida.
O meridiano comanda toda a função eliminadora renal, e atua diretamente sobre o psiquismo; regula as inconstâncias de caráter causadas por doenças prolongadas. Ação para olhos doloridos, hemorróidas, rupturas, dedos dos pés duros, dores nas articulações e dores de cabeça. Atua nas moléstias das costas.