sábado, 30 de maio de 2015

A vitamina C não é tóxica mesmo em doses altíssimas.

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A vitamina C é benéfica para os ossos de várias formas:

      1. Mineraliza o osso e estimula o crescimento das células formadoras de osso – osteoblastos.
      2. Previne a degradação excessiva do osso, inibindo parcialmente as células responsáveis pela sua reabsorção – osteoclastos.
      3. Limita o stress oxidativo, que é um dos principais factores do envelhecimento.
      4. É vital para a síntese do colagénio

        sai agora o livro do Dr. Luís Romariz que afirma tratar pessoas e não números:

        um livro cujo lema é  percebermos como o corpo humano é precioso aqui e agora.

        "O seu corpo é um bem precioso. Ele é o único veículo que o leva a acordar todas as manhãs. Trate-o com cuidado." 

        Não adoeça

        Não envelheça

        Não morra

        O EXERCÍCIO FÍSICO REJUVENESCE

        O treino físico regular despende em média cerca de 3500 Kcal semanalmente. O equivalente a caminhar diariamente duas horas, ou outras formas mais vigorosas de exercício físico, pode aumentar o desempenho físico de forma bem notória. Qualquer actividade física com carácter regular traz benefícios para a nossa saúde: mesmo a simples actividade de caminhar diariamente durante 30 minutos pode proporcionar alguns anos de “rejuvenescimento”. Torne-se mais forte. Faça exercícios com carga, tais como levantar pesos, três vezes por semana e com uma duração media de 10 minutos. Este tipo de exercício é particularmente rejuvenescedor, contrariamente ao que se pensa é indicado para os mais idosos, e impede a instalação de osteoporose. Crie resistência com exercícios aeróbicos, bastando cerca de 20 minutos por dia. Quanto mais vigoroso for o exercício, melhor para a saúde e para a “causa” do rejuvenescimento. 

        Em conclusão, se quer rejuvenescer entre num programa de exercício fisico: aeróbica de treino intervalado – alta intensidade e curta duração - três vezes por semana, treino de alongamentos duas vezes por semana (uma das características da velhice é a rigidez articular), e dez minutos diários de treino de pesos de alta carga e baixa repetição.