lacoste

lacoste

sábado, 30 de maio de 2015

A vitamina C não é tóxica mesmo em doses altíssimas.

artigo link

A vitamina C é benéfica para os ossos de várias formas:

      1. Mineraliza o osso e estimula o crescimento das células formadoras de osso – osteoblastos.
      2. Previne a degradação excessiva do osso, inibindo parcialmente as células responsáveis pela sua reabsorção – osteoclastos.
      3. Limita o stress oxidativo, que é um dos principais factores do envelhecimento.
      4. É vital para a síntese do colagénio

        sai agora o livro do Dr. Luís Romariz que afirma tratar pessoas e não números:

        um livro cujo lema é  percebermos como o corpo humano é precioso aqui e agora.

        "O seu corpo é um bem precioso. Ele é o único veículo que o leva a acordar todas as manhãs. Trate-o com cuidado." 

        Não adoeça

        Não envelheça

        Não morra

        O EXERCÍCIO FÍSICO REJUVENESCE

        O treino físico regular despende em média cerca de 3500 Kcal semanalmente. O equivalente a caminhar diariamente duas horas, ou outras formas mais vigorosas de exercício físico, pode aumentar o desempenho físico de forma bem notória. Qualquer actividade física com carácter regular traz benefícios para a nossa saúde: mesmo a simples actividade de caminhar diariamente durante 30 minutos pode proporcionar alguns anos de “rejuvenescimento”. Torne-se mais forte. Faça exercícios com carga, tais como levantar pesos, três vezes por semana e com uma duração media de 10 minutos. Este tipo de exercício é particularmente rejuvenescedor, contrariamente ao que se pensa é indicado para os mais idosos, e impede a instalação de osteoporose. Crie resistência com exercícios aeróbicos, bastando cerca de 20 minutos por dia. Quanto mais vigoroso for o exercício, melhor para a saúde e para a “causa” do rejuvenescimento. 

        Em conclusão, se quer rejuvenescer entre num programa de exercício fisico: aeróbica de treino intervalado – alta intensidade e curta duração - três vezes por semana, treino de alongamentos duas vezes por semana (uma das características da velhice é a rigidez articular), e dez minutos diários de treino de pesos de alta carga e baixa repetição.

          segunda-feira, 25 de maio de 2015

          o direito de ler outras épocas


          reler os testemunhos de outras épocas:

          1. diz eça de queiroz em 5 de março de 1878: "a turquia como potência europeia findou, agora é uma potencia asiática. Ei-los (os mulculmanos) enfim depois de tantos séculos expulsos do continente (europeu), entre a guerra que os arrojou do algarve e da andaluzia, até a campanha que os sacode da roménia e da bulgária mediaram séculos. A luta começada pelos reis católicos é terminada pelo czar da russia."p.322 "crónicas de Londres"

          2. "eu fiz uma escolha, a de interessar-me por coisas longínquas, no espaço e no tempo"  dizia levy-strauss.

          No ultimo , o 27º capitulo do livro "tristes trópicos" chamado "a apoteose de augusto" (1955) reflecte que o islão religioso proíbe e ergue uma barreira entre o ocidente e o oriente,  impedindo-os de encontrar um solo comum, onde mergulham as suas raízes, e acrescenta que o islão na sua orientação masculina, fecha ao exterior o mundo das mulheres.

          e conclui: "..... assim que o arco iris das culturas humanas tiver acabado no vazio......emergirá o perdão reciproco que um entendimento involuntário permite, por vezes, trocar com um gato"

          quarta-feira, 20 de maio de 2015

          incenso



          já viram o fumo do incenso? Um pau de incenso num vaso de terra, o fumo que sobe no ar, a janela um pouco aberta, um pouco de ar que para provocar a dança do fumo e depois um raio de sol por cima e vocês contemplam tudo isto... nada mais há a dizer.

          quinta-feira, 14 de maio de 2015

          hoje na RTP1 falaram do beneficio

          do limão: link

          1- Ajuda a digestão 
          O sumo de limão elimina matérias indesejáveis e toxinas. A sua composição atómica é semelhante à da saliva e à dos fluídos digestivos. Encoraja o fígado a produzir bílis que é um ácido essencial à digestão. As propriedades digestivas do sumo de limão aliviam sintomas de indigestão mas principalmente devido à sua acidez promovem o bom funcionamento do intestino e por isso ajuda no combate à obstipação.
          2- Purifica o organismo
          O sumo de limão ajuda a eliminar matérias indesejáveis e toxinas em parte porque aumenta a taxa de urina no corpo. Desta forma, as toxinas são libertadas mais rapidamente mantendo o tracto urinário saudável. O ácido cítrico dos limões ajuda a maximizar a função das enzimas, estimulando o fígado e ajudando a desintoxicação.
          3- Fortalece o sistema imunitário 
          Os limões são ricos em vitamina C que é ótima para afastar constipações. São ricos em potássio, que estimula o cérebro e o sistema nervoso, bem como regula a tensão arterial. O ácido ascórbico, presente nos limões, tem efeitos anti inflamatórios e é usado em casos de anemia ou apenas em caso de necessidade de suplementação de ferro, uma vez que aumenta a absorção de ferro pelo organismo quando ingerido ao mesmo tempo. O ferro tem um papel importante no sistema imunitário. Os limões também tem saponinas com propriedades anti-microbianas que combatem constipações e gripes.
          4- Equilibra os níveis de PH
          Os limões são uns dos alimentos com mais propriedades alcalinas. Claro que são ácidos por si, mas no organismo são alcalinos. Os limões contêm ácidos cítrico e ascórbico, ambos facilmente metabolizados permitindo que os componentes minerais melhorem os níveis alcalinos do organismo. A doença ocorre apenas quando quando o PH está ácido. Beber limão com água regularmente ajuda a baixar a acidez do corpo. Mas para este efeito também se podem beber água alcalinas.
          5- Limpa a pele
          A vitamina C e outros anti-oxidantes diminuem as rugas e manchas e ajudam a combater os danos dos radicais livres. A vitamina C é vital para a luminosidade da pele ao mesmo tempo que a sua natureza alcalina mata alguns tipos de bactérias que causam acne. Pode até ser aplicado diretamente em cicatrizes ou em sinais para melhorar o aspeto. Uma vez que o sumo de limão elimina toxinas do sangue, ajuda a prevenir manchas de dentro para fora. A vitamina C do limão rejuvenesce a pele a partir do corpo.
          6- É importante na culinária saudável
          A casca do limão também é uma ótima fonte de vitamina C mas apenas se for de limões biológicos porque é na casca que se armazenam os pesticidas e assim faz mais mal que bem. Pode ser utilizado a raspa de limão em sumos, carne, bolos, iogurtes, etc. O sumo de limão é também importante na confeção dos alimentos porque reduz a produção de compostos cancerígenos quando se grelha/assa carnes e peixes gordos. Utilizar sumo de limão para marinar as carnes/peixes é uma das formas mais saudáveis de cozinhar.
          7- Hidrata o sistema linfático
          A água morna com sumo de limão ajudam o sistema imunitário, hidratando e repondo fluídos no corpo. Quando o corpo está carente de água, consegue sentir os efeitos colaterais que incluem cansaço, menor resistência à doença, prisão de ventre, falta de energia, baixa/alta tensão, falta de sono, falta de clareza mental, stress e outros.
          - See more at: http://media.rtp.pt/blogs/agoranos/artigos/7-razoes-para-beber-agua-com-limao_3686#sthash.WWevgNYz.dpuf

          quinta-feira, 7 de maio de 2015

          o importante é...



          "O facto de ter conhecido muitos tipos pessoas no mundo ajudou-me a perceber que existem outras crenças e outras culturas, igualmente capazes de ajudar as pessoas a terem vidas construtivas e repletas. 
          Mais ainda, cheguei à conclusão que o mais importante não é ter ou não ter uma crença religiosa, mas sim ser-se um bom ser humano." Dalai Lama